quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

AS REDES SOCIAIS

As redes sociais constituem-se como ferramentas que permitem a criação de comunidades onde os seus participantes podem contribuir com conteúdos – imagens, vídeos, música, texto, etc. – podendo agregar várias outras ferramentas colaborativas. Os participantes criam o seu perfil e estabelecem ligações com outros “amigos” ou “contatos” na rede e através do envio de convites para outros aderirem. A comunidade estabelece-se à volta de interesses em comum. Os seus membros comunicam, interagem, colaboram e Compartilharm conteúdos de diversos formatos, expandindo a sua rede.
As redes sociais têm a vantagem de reunir vários serviços num só espaço, como por exemplo, blogs e serviços de Compartilhar de conteúdos multimédia. Encontramos redes sobre os mais variados temas: educação, hobbies, política, marcas, clubes, música, etc. Tal como outras ferramentas, as redes sociais possuem regras, convenções e determinadas práticas nas quais os utilizadores devem “navegar” de modo a fazerem-se compreender e evitar dificuldades. Estas vão desde as convenções de comentar os perfis dos outros membros de modo a compreender quem é ou não é amigo. As redes sociais são usadas não só para socializar e para marketing como também para fins educacionais e profissionais, podendo ser utilizadas como parte de uma organização ou sistema de gestão do conhecimento. O Neeetz e o Ning são dois exemplos onde é possível constituir estas redes sociais. No entanto, e a propósito ainda dos objetivo destas redes sociais, Mason & Rennie (2008) referem que o principal foco das redes sociais está centrado na participação e não na publicação – atividade mais característica da Web 2.0 –, o que terá naturalmente grandes implicações para a educação.

Um comentário:

  1. O grande desafio é que o assunto abordado não saia do foco. Mas, concordo que se for bem direcionado a rede social é uma ferramenta muito boa para a disseminação do conhecimento.

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