quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como integrar o EAD com as Redes Sociais

O Ensino a Distância tem se tornado imprescindível para quem deseja aperfeiçoamento profissional.

O EaD tem beneficiado pessoas de todo o país, mesmo se tratando daquelas que residem em locais longínquos das grandes cidades. Possibilitando a troca de informações entre pessoas das mais variadas regiões.

É fato que uma turma de um determinado curso, terá uma quantidade muito maior de pessoas, comparado ao curso presencial. Esse grupo heterogêneo poderá ter uma variedade de informações que agregará valor a todos os participantes.

Como aproveitar a Redes Sociais?

As pessoas estão cada vez mais interagindo nas Redes Sociais. Uma dica muito produtiva é que seja criado um plano para cada turma específica, aproveitando ao máximo dos recursos disponíveis nas Redes Sociais.

As Redes Sociais poderão servir como base do curso, pensando principalmente no Networking que pode ser criado. Se imaginarmos, por exemplo, em uma turma de Gestão Empresarial de uma boa instituição de ensino. Quantos profissionais distintos estarão nesse curso? Quais as empresas que cada um trabalha e o setor? Quanto cada um poderá agregar de informação para o grupo? Essas e outras questões podem ser discutidas através das Redes Sociais.

Quais as Rede Sociais que pode interagir com o EaD?

Depende. O primeiro passo é identificar o perfil da turma. Fazendo essa identificação, fica mais fácil encontrar a Rede ou as Redes certas.

Vamos continuar com o exemplo da turma de um curso em Gestão Empresarial.

O Linkedin é uma boa opção para a troca de currículos, informações profissionais, indicações e explanações de projetos desenvolvidos ao longo da carreira.

O Twitter pode servir como um apoio a pequenas informações para o grupo.

No Orkut, pode ser criado uma comunidade, principalmente na criação de enquetes e depoimentos.

Yahoo Grupos, esse pode ser utilizado para informações particulares ao curso, enviando email para os participantes.

Existem muitas outras redes, o importante nesse momento não é conhecer as redes sociais, mas sim entender o quanto é importante para a interação das pessoas na modalidade de Ensino a Distância.

O plano deve ser feito por pessoas que além de conhecer sobre as Redes Sociais, precisa entender um pouco sobre os objetivos das pessoas e principalmente do curso em questão.
fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/como-integrar-o-ead-com-as-redes-sociais/46362/

Nenhum comentário:

Postar um comentário